Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça. João 7:24
Você não precisa abrir a boca para dizer quem você é. Sua aparência faz isso por você. É fácil identificar um padre, um budista, um índio ou um roqueiro. A aparência de cada um diz muito sobre eles.
Geralmente, uma pessoa de vida promíscua tem um jeito característico de se comportar. Não dá para esconder. A aparência grita.
Talvez seja por isso que o cristianismo recomenda discrição no jeito de ser e falar. Jesus disse que a boca fala do que o coração está cheio. O coração não está cheio porque a boca fala, mas a boca fala porque o coração está cheio. Percebeu a diferença? Um índio é do jeito que é, porque é índio. Ele não é do jeito que é para ser índio. Alguém que vive da prostituição terá uma aparência compatível com seu estilo de vida. Não é a aparência que determinará o comportamento, mas o comportamento é que determinará a aparência.
Quando Pedro estava no pátio da casa do sumo sacerdote, as pessoas o reconheceram como seguidor de Jesus por causa do seu jeito de falar. Ele tentou esconder-se, mas foi identificado por seu modo de ser e falar. Tentou mostrar o contrário falando palavrões, mas não adiantou.
Ser crente não é ser cafona, esquisito, estranho ou fora de moda. Mas sim legal, gentil e bem trajado (mesmo que seja simples), ter a boca limpa, sem palavrões ou linguajar chulo. É viver sem falar mal dos outros, sem agredir, sem ferir as pessoas. Palavras bem ditas são benditas.
Olhe-se no espelho. Observe seu cabelo. É arrepiado e espetado como se fossem lanças? É comprido e caído no rosto? Por que ele é assim? Com quem você quer se identificar? Aí é que está o “X” da questão. Muitos querem se parecer com seus ídolos.
Procure ser você mesmo. Identifique-se com quem vale a pena se identificar. Permita que sua aparência inspire e motive outras pessoas a ser como você, mesmo sendo ainda adolescente. Jesus disse que você é a luz do mundo e o sal da terra. Faça a diferença aonde for e onde estiver.
Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto. 1 João 3:7
Os olhos dela eram azuis. Seus cabelos eram loiros, levemente caídos no ombro. Era linda! Chamava a atenção. Mas tudo era falso. Tinha sido produzida para representar um papel no teatro. Seus olhos naturais eram escuros. Seus cabelos naturais eram castanhos e curtos.
É isso aí, Thaís! Embora as aparências falem e digam muita coisa, às vezes são capazes de enganar. Pessoas honestas são tratadas como bandidos somente por causa das roupas humildes que usam. E, às vezes, bandidos são considerados pessoas honestas por causa do uso de um terno de grife.
A arte da camuflagem é tão antiga quanto a história do pecado. Lá no jardim do Éden, Satanás usou essa estratégia para enganar Eva. Travestiu-se de serpente. Assumiu uma aparência que não tinha, para despertar a atenção e seduzir. E deu certo. Eva acreditou nas palavras da serpente. O resto da história você conhece.
Cuide de sua aparência, para não transmitir aos outros uma coisa que você não é. Mas, sobretudo, fique esperto para não ser enganado por aqueles que usam a aparência para não despertar suspeitas.
Minha sugestão é que você viva ligado a Jesus. Ele vê o que você não vê. Conhece o que você não tem condições de conhecer. Portanto, pode conduzir sua vida em absoluta segurança.
Os que confiam no Senhor nunca se decepcionam. Ele revelou segredos aos seus servos, os profetas. E, por eles, os filhos de Deus podem ser conduzidos em segurança neste campo minado, até que Ele volte. Aí Ele vai zerar a história e começar tudo de novo, sem pecado, mentiras e camuflagens. Mas até lá, não se engane! O inimigo e seus aliados estão procurando presas fáceis, gente desligada da realidade, adolescentes que acham que nunca serão enganados, que pensam e declaram: “Comigo não vai acontecer.”
Se os peixes soubessem da existência do anzol, será que morderiam a isca?
Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. Filipenses 1:28
Tivemos uma aula 10, superdivertida. O professor demonstrou que os besouros não deveriam voar. Ele disse que o corpo desses insetos contraria todas as leis da aerodinâmica. Mas, como voam? O professor está tentando descobrir. Será que um dia vai conseguir?
Léo, alguém definiu besouro como “um ser que só voa porque não sabe que não pode voar”! Pode parecer piada, mas ensina uma lição. Pessoas que venceram na vida fizeram coisas que não sabiam que eram incapazes de fazer. Mas fizeram porque ousaram dar passos além do medo, e deu certo.
Há uma parábola que fala de uma locomotiva a vapor. Velha, cansada e desgastada pelos anos, partiu para mais uma viagem. Algumas pessoas achavam que era hora de aposentá-la. Mas lá se foi a velha locomotiva, dizendo: “Eu sei que posso, eu sei que posso, eu sei que posso, eu sei que posso, eu sei que posso, piuiiiiiiiiiiii, piuiiiiiiiiiiiii, eu sei que posso, eu sei que posso, eu sei que posso.”
Em certa altura do percurso, havia uma grande montanha. Embora, alguns achassem que ela não podia subir, lentamente a locomotiva dizia: “Eu... sei... que pooooossooooo..., eu... sei... que pooooossooooo.” E, assim, foi vencendo cada trecho da subida. Quando finalmente atingiu o topo e começou a descer, apitava e dizia: “Eu sabia que podia, eu sabia que podia, eu sabia que podia, piuiiiiiiiiiiii, piuiiiiiiiiiiii, eu sabia que podia, eu sabia que podia, eu sabia que podia.”
Parece uma história simples, mas ensina o poder da garra e da determinação.
Como adolescente, você vai enfrentar muitos obstáculos na vida. E vai precisar de garra para vencer cada um deles. A determinação fará toda a diferença.
Ficar sentado achando que não pode, não vai resolver o problema. Ao contrário, só vai complicar. O segredo é enfrentar e, com a graça de Jesus, subir a montanha: devagar, arrastando-se, mas firme, sempre subindo. Experimente e descubra o sabor da vitória.
As outras nações adoram e obedecem aos seus deuses; mas, quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e nós O adoraremos e Lhe obedeceremos para sempre. Miquéias 4:5
Estou cansada. Deitada em minha cama, tenho vontade de ficar aqui quietinha, sem fazer nada. Amanhã tenho prova e nem peguei nos livros. Eu e meu namorado não estamos bem. Será que é isso? Minha mãe acha que sim. Disse que tenho sintomas bem característicos de crises no relacionamento. Também falou que é assim mesmo, que essas crises são boas à medida que permitem que eu descubra se devo ou não me casar com ele um dia. O que está acontecendo comigo, disse ela, faz parte do processo da aprendizagem. Com muito carinho, disse que não devo permitir que minha vida gire em torno do meu namorado. Acho que estou fazendo isso. Penso nele o tempo todo. Tudo o que faço é por ele, ou para ele. Mamãe mostrou que há coisas mais importantes e prioritárias nesse momento de minha vida, e que uma delas é estudar. Exigiu que me levantasse, lavasse o rosto e fosse me preparar para a prova. Mas não estou conseguindo. Onde vou buscar forças?
Thaís, a força pode ser buscada em vários lugares! No entanto, vou sugerir que busque forças em Deus, mas também em sua motivação interior.
A palavra “motivação” significa o “motor da ação”. Isto é, “o que move alguém à ação”, o que estimula o indivíduo a fazer alguma coisa. Procure ver a importância dos estudos. Comece a estudar e perceberá que vai gostar. É só começar.
Deus colocou em nós o impulso motivador. Foi o que fez Davi enfrentar o gigante Golias. Ele poderia ter fugido. Mas percebeu que Deus poderia ajudá-lo. Que era demais aquele homem ficar afrontando o povo do Senhor. Então, impulsionado pela confiança em Deus, partiu para cima do gigante. Enfrentou o desafio e venceu porque Deus estava com ele.
Essa história de fé e confiança pode se repetir. Deus sempre está disposto a ajudar os que enfrentam desafios. Não tenha medo. Siga em frente. Levante-se e vá à luta em nome do Senhor dos Exércitos. Davi venceu. E por que você também não pode? Só se você não quiser.
Seria bom que mandássemos na frente de nós alguns homens para espionarem a terra e trazerem informações a respeito do caminho que devemos seguir e das cidades que vamos encontrar lá. Deuteronômio 1:22
Acabei de fazer um download muito legal. É uma série de fotos tiradas pelo telescópio espacial Hubble. Cada uma é mais linda que a outra.
De fato, Léo! Elas são impressionantes. Sobretudo, quando pensamos que estão tão longe da Terra, que não conseguimos imaginar essas distâncias medidas em milhões de anos-luz. Só um Deus como o nosso poderia criar e manter um Universo tão maravilhoso!
Mas quero conversar um pouco sobre download. Esse é um recurso da tecnologia moderna que permite às pessoas conectadas à internet, e com equipamentos compatíveis, baixar arquivos de outro computador. Muitas vezes, o arquivo está armazenado em uma máquina no outro lado do planeta, como na Índia ou Austrália. Mas isso não é problema. Se tudo estiver em ordem, o arquivo será transferido, como as fotos que Léo baixou dos computadores da Nasa.
No Céu existe um santuário. Ele é a central, de onde Deus comanda o processo da redenção da Terra. A Bíblia diz que Jesus está nesse lugar intercedendo por aqueles que O aceitam como Salvador e confiam nEle.
Quando você ora, suas orações são levadas pelo Espírito Santo até esse lugar. Isso não é fantasia. É real, e a Bíblia diz que é exatamente assim. OK! Você enviou uma informação. Ela chega lá, instantaneamente, através do vácuo que existe entre a Terra e o Céu. É como fazer uma conexão com o provedor celestial. Há uma sincronia, e você começa a receber “arquivos”. Downloads celestiais chegam à sua mente. Mesmo que você não os perceba, são armazenados. E, a partir deles, o Senhor influencia suas decisões.
Não estou “viajando.” Estou ciente desse processo pelo qual Deus intervém na vida de Seus filhos. Daí a importância da conexão através da oração, estudo da Bíblia e participação na adoração coletiva. Essas são oportunidades que o santuário celestial tem para enviar arquivos do banco de dados da graça.
Permaneça conectado. Esse é seu papel. O resto Jesus faz por você.
Foi Ele quem Se deu a Si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a Ele e que se dedica a fazer o bem. Tito 2:14
Ganhei uma blusa chiquérrima, coisa fina! A mãe de uma amiga me deu de presente. Pela etiqueta, vê-se que é de uma marca famosa. Não vejo a hora de sair com ela. Se pudesse, iria para o colégio. Sei que é besteira, mas estou superfeliz. Meu irmão fica me provocando, mas não estou nem aí pra ele. É um chato, que não entende o mundo feminino.
E ele nem poderia, Thaís! Os interesses do Léo são diferentes dos seus. E, nesse mundo, onde homens e mulheres divergem entre si, temos que aprender a respeitar os outros. É por isso que não existe uma cor mais bonita que a outra. Pode parecer feia para você, mas alguém vai gostar dela.
Conheci uma fábrica que confeccionava roupas para uma grife famosa. O controle de qualidade era super-rigoroso. Eles não toleravam defeitos. Por menores que fossem, as peças eram descartadas. Como eram roupas boas e próprias para o uso, eles faziam um feirão dessas peças. Com um detalhe: sem etiquetas. No momento em que se identificava o defeito, elas eram retiradas.
Acho que no dia em que uma pessoa aceita a Jesus como Salvador, Ele coloca uma “etiqueta” nela. Marca-a como sendo Sua propriedade. É uma etiqueta famosa. Tem marcas de sangue – símbolo da redenção concedida por Alguém que nos amou até as últimas conseqüências.
O Senhor espera que uma pessoa assim “etiquetada” honre Seu nome, viva à altura da dignidade da marca. Isso porque é especial, diferente e não comum. Se um dia negar o Salvador, a etiqueta é retirada e outra é colocada no lugar.
Essa foi a experiência de Judas. Ele pertencia a Jesus, mas preferiu traí-Lo e vendê-Lo. Perdeu sua identidade. Escolheu outro senhor, e esse o levou ao suicídio.
Deus é apaixonado por você. Ele quer colocar Sua etiqueta em sua vida. Está desejoso de fazer isso porque sabe que, se não o fizer, outro fará. E Ele conhece as conseqüências. Não quer que você sofra. Deseja vê-lo nas lojas mais chiques do Universo e não em qualquer “banca” de feira.
Por favor, faça de Jesus o seu amigo. Permita que coloque Sua etiqueta em você. Ela vai fazer diferença.
As leis são feitas [...] para os marginais e os criminosos, os ateus e os que praticam o mal e para os que não respeitam a Deus nem a religião. 1 Timóteo 1:9
Fiquei apavorado quando soube o que aconteceu com meu amigo. Ele havia ido à aula de inglês e estava voltando para casa a pé. Era mais ou menos cinco horas da tarde. Faltavam três quadras para ele chegar em casa, quando sofreu um seqüestro relâmpago. Foi colocado dentro de um carro. Amarraram suas mãos e fecharam sua boca com fita adesiva. Roubaram os tênis, o relógio e os trocadinhos que tinha no bolso. Como perceberam que seus pais não tinham dinheiro, o abandonaram 15 minutos depois. Se fosse comigo, o que eu faria?
Nada, Léo! Eles é que fariam com você, porque nessas ocasiões é melhor não fazer nada. Reagir pode complicar. Estudos revelam que muitas pessoas morrem quando reagem a um assalto. Portanto, é melhor atender às ordens dos seqüestradores e orar para que, de alguma forma, Deus toque o coração deles.
Um dia, a Terra foi seqüestrada. Lúcifer invadiu o Éden e raptou Adão e Eva. Para libertá-los, pediu um resgate: a vida do Filho de Deus. Esse foi o preço exigido. E, por amor, Deus entregou Jesus. Ele assumiu a natureza humana e morreu numa rude e dolorosa cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Saiu do túmulo como vencedor, conseguindo, com isso, o direito de libertar a raça humana do poder de Satanás.
Talvez você não saiba disso, mas cada um que nasce neste mundo é um seqüestrado, mantido no cativeiro do pecado. Essa é a nossa triste realidade. A boa notícia, no entanto, é que podemos ser verdadeiramente livres, mesmo vivendo no território do inimigo. E isso porque Jesus pode libertar os que acreditam e confiam nEle.
Não ignore esses fatos. Entregue seu coração a Jesus. O seqüestrador pode tirar sua vida, mas o Salvador o ressuscitará quando Ele voltar. Aí Ele lhe dará uma vida sem fim. É isso mesmo: uma vida que nunca acabará. A Bíblia chama essa vida de “vida eterna”.
Está esperando o quê? Ore e diga: “Jesus, a Ti entrego minha vida. Quero ser Teu inteiramente, hoje e todos os dias de minha vida.” Amém!
Ele trará para a luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas. 1 Coríntios 4:5
Fiz uma limpeza no HD de meu computador. Entre as coisas deletadas estavam algumas fotos. A maioria só ocupava espaço. As melhores eu salvei num arquivo de imagens, mas as classifiquei em pastas para facilitar a busca. Quando Thaís descobrir que mandei para o espaço umas fotos dela, vai ficar bastante brava.
Léo, eu não entendo você! Por que fez isso? Custava ter falado com sua irmã? Depois acha ruim quando ela fica brava. Na maioria das vezes, ela tem razão.
Você sabia que os anjos de Deus registram tudo o que fazemos? A Bíblia diz que fazem isso em livros, mas pode ser em alguma outra forma de registro desconhecida para nós. Não importa. A realidade é que nossas ações estão sendo registradas. E não somente as palavras, atitudes e gestos, mas também as intenções por trás de cada um deles. Tudo é fielmente registrado, mais perfeito do que uma foto digital.
Deus vai julgar cada pessoa com base nas informações desse banco de dados. Tem gente que fica apavorada só em pensar nisso. E, com toda a razão, pois o juízo não será de brincadeira.
O advogado nesse tribunal é Jesus. Para quem O aceita como Salvador, Ele é advogado de defesa. Mas quem O rejeita, ficará à mercê do acusador, Satanás – o inimigo de todos os seres humanos.
Meu amigo, não tem jeito! Ou você aceita a Jesus e tem um advogado no tribunal do Céu, ou O rejeita e fica sem intercessão. Observe que não existe uma terceira opção. A escolha é entre o caminho estreito ou o largo, dentro ou fora da cidade celestial. Não existe a alternativa de ficar em cima do muro.
É muito comum você encontrar pessoas que preferem o dinheiro, bebidas nocivas à saúde, festas e prazeres mundanos, em vez de Jesus. Não querem pagar o preço da renúncia. No juízo, elas serão condenadas à morte eterna. Jesus já sofreu essa condenação por aqueles que O aceitam. Por isso, serão absolvidos e receberão a vida eterna.
Embora você seja adolescente, precisa refletir sobre essa questão. Aceite a Jesus como seu advogado e fique tranqüilo, porque Ele resolverá tudo para você.
Ele desaparecerá como um sonho, como uma visão da noite, para nunca mais ser visto. Jó 20:8
Mamãe localizou uma amiga de infância. Fazia anos que não se viam. Marcaram um encontro no shopping. Decidiram que passariam a tarde conversando. Fui junto, mas as deixei à vontade. Fiquei impressionada com a aparência da mulher. Um pouco mais velha que mamãe, mas bem mais conservada. Quis saber o segredo e ela disse que havia feito algumas cirurgias plásticas. Havia silicone e enchimentos em várias partes do corpo.
Thaís, sem entrar nos aspectos discutíveis da questão, esse procedimento revela a luta do ser humano contra o envelhecimento! É que Deus nos fez para vivermos eternamente. No plano do Senhor, nós nunca envelheceríamos nem morreríamos. Foi o pecado que interrompeu esse processo. Por isso, perdemos os dentes, os cabelos e a força da juventude. Lentamente, vamos murchando, como um maracujá. A ciência tem procurado amenizar os efeitos dessa decadência. Quem pode pagar, não pensa duas vezes: compra cremes caríssimos e se submete às cirurgias plásticas.
Mas tudo isso tem prazo de validade. Mais cedo ou mais tarde, a morte chega. Com ou sem silicone, ela chega e tudo acabará no pó. É muito triste pensar que esse é o fim de todos nós, que tudo acaba “sem pizza”.
Você é bem jovem e provavelmente não está muito preocupado com o envelhecimento, e acha uma chatice ler sobre esse tema. Mas quero que pense nas possibilidades de uma vida melhor. Nas promessas que Deus faz para aqueles que O amam.
Lázaro havia morrido. Depois de quatro dias, Jesus chegou e mandou tirar a pedra que fechava o sepulcro. Então, ordenou que Lázaro saísse, ressuscitando-o. Lázaro voltou a viver. Não sabemos quantos anos mais ele viveu depois de ser ressuscitado, mas um dia ele morreu outra vez. Desde então, está morto, completamente morto. Quando Jesus voltar, Lázaro vai ser ressuscitado para viver eternamente. Essa é a promessa. A única que de fato resolverá o problema do envelhecimento e da morte. Tudo o que as pessoas fazem para se tornarem mais jovens são apenas paliativos, pois todos envelheceremos e morreremos.
Estude, trabalhe, divirta-se, faça amigos, se case e tenha filhos. Mas nunca se esqueça de Jesus. Ele é o único Ser do Universo que tem o remédio para curar o vírus do pecado. Quantas doses você quer? São de graça. A única condição é querer.
Agora, pegue trigo, cevada, ervilhas, lentilhas, trigo miúdo e aveia. Misture tudo e faça pão. É isso o que você vai comer durante os trezentos e noventa dias. Ezequiel 4:9
Hoje eu fiz meu primeiro pão. Aprendi na aula de PPV (preparação para a vida). Segui a receita e deu certinho. Ficou ótimo! Todos gostaram – até meu irmão, que põe defeito em tudo o que faço. Fiquei superfeliz!
Parabéns, Thaís! Fazer pães é uma arte milenar. Ele é considerado o alimento básico do ser humano, porque a maioria das pessoas come pão. Há muitas variedades de pão: doces, salgados, compridos, chatos, redondos, de farinha branca ou integral, de milho ou soja, com tubérculos como a mandioca, batata, inhame e muitos outros.
Um dia, Deus deu a receita de um pão para o profeta Ezequiel. Está no texto introdutório. Ele devia usar trigo, cevada, ervilhas, lentilhas, trigo miúdo e aveia. Um pão supernutritivo. Rico em proteínas.
Interessante que o profeta deveria comer desse pão durante 390 dias. Você consegue imaginar o que significa comer a mesma coisa durante mais de um ano? Pois Deus mandou e o profeta obedeceu.
Felizes são as pessoas que aprendem a obedecer ao Senhor, que não ficam questionando Suas ordens, porque confiam em Sua sabedoria.
Ela estava no trampolim mais alto. Tinha cerca de 10 anos e iria saltar na piscina. Olhou para baixo e teve medo. Mas, quando viu seu pai fazendo sinal para que pulasse, não pensou duas vezes: mergulhou de cabeça.
É assim que Deus espera que você faça, que dependa dEle e Lhe obedeça – mesmo que haja uma porção de gente fazendo o contrário.
Sabe o que descobri? Que a gente sempre vai obedecer: seja aos nossos pais, professores, patrão, e outras autoridades. Já que sempre estaremos fazendo a vontade de alguém, então por que não fazer a vontade de Deus? É uma decisão inteligente. Ele é o Criador. Sabe o que é melhor para Seus filhos. É claro que haverá conflitos de interesses, mas prefira a vontade do Senhor. Você só tem a ganhar. Experimente!