Jornada de fé

MEHMET
Vive em Istambul, Turquia

Ele iniciou uma busca para encontrar Deus. Isso levou anos, mas, no fim, foi bem-sucedido.

(Peça que um homem apresente este Informativo na primeira pessoa.)

Cresci em Istambul, a maior cidade e maior centro cultural da Turquia. Por mais de duas gerações, a Turquia se tornou oficialmente uma nação secular, mas cerca de 80% das pessoas praticam o islamismo. A religião sempre me interessou, talvez porque meus pais vieram de diferentes experiências religiosas. A família do meu pai era composta de xamãs (sacerdotes), ou adoradores de espíritos. Eles adoravam os deuses do céu, da Terra e muitos seres vivos. Preferiam a medicina natural à medicina moderna. A família de minha mãe era muçulmana; o pai era um mufti (líder espiritual). Por isso, cresci esperando conhecer mais sobre o que ensinavam as diferentes religiões.

A procura

Quando alcancei idade suficiente, comecei minha busca religiosa. Procurava uma religião que fosse coerente, que realmente cresse no que ensinava. Não tinha certeza da existência de Deus, nem do que Ele requeria dos homens, caso existisse. Então, visitei muitas mesquitas, diferentes igrejas cristãs e outras casas religiosas. Conversei com líderes religiosos e li muito sobre religião. Aprendi muitas coisas sobre religião, mas não senti que estava próximo de encontrar a verdade sobre Deus.

Minha primeira visita a uma igreja veio do convite de um amigo que sabia sobre minha busca pela verdade. Ouvi sobre a sua religião, então o acompanhei e comecei a estudar o que sua fé ensinava. Algumas de suas crenças tinham sentido, olhando pelo prisma da minha experiência não cristã. Os membros não comiam carne de porco e não celebravam os feriados cristãos tradicionais. Mas algumas crenças me fizeram pensar no que essas pessoas realmente acreditavam.

Fiz muitas perguntas ao meu amigo sobre sua igreja, e então, descobri que o objetivo dessas pessoas era destruir o cristianismo em muitas partes. Então, parei de freqüentar essa igreja. Visitei outras igrejas e, na verdade, me senti completamente envolvido por uma delas. Mas também percebi que não possuía a verdade e a abandonei.

Parecia que a maioria das religiões e igrejas tinha motivos escondidos. Sempre queriam mais dinheiro ou queriam me casar com alguma garota. Uma delas queria que eu me envolvesse com política e outras até me ofereceram estudos em outro país. Todos esses grupos pareciam divulgar esquemas que não estavam relacionados com religião. E quando eu recusava suas propostas, percebia que me isolavam. Eu só queria encontrar uma ligação com Deus, para adorá-Lo, encontrar paz e viver em harmonia e entendimento. Queria conhecer Jesus.

Encontrando a verdade

Senti-me desanimado e até pensei em desistir da minha procura por Deus. Mas eu desejava paz e sentia que, em algum lugar, a encontraria quando encontrasse Deus. Então, um amigo meu, que sabia da minha busca, falou-me sobre outra igreja, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que ele estava visitando.

– Essa igreja é diferente – disse. – Você pode ir e comprovar por si mesmo. Acho que você gostará do que vai encontrar.

Para que eu fosse no dia certo, ele me contou que a igreja guardava o sábado, não o domingo. Meu amigo me deu o endereço, e fui conhecer a igreja. Era uma pequena congregação, e encontrei duas coisas que não havia encontrado em outras igrejas: paz e unidade entre os membros. Continuei freqüentando. A igreja tinha problemas, mas havia algo precioso em sua religião. As pessoas oravam, realmente oravam. Elas oravam pelos líderes do país, mas não tentavam entrar em assuntos políticos; oravam umas pelas outras e pelos membros ao redor do mundo. Passei a freqüentar todos os sábados.

Sei que as congregações adventistas na Turquia não são perfeitas. Existem muitas dificuldades e diferenças entre as nacionalidades que se unem para realizar os cultos. Mas também existe harmonia, e essa harmonia, esse amor, é mais forte que a diferença entre as pessoas. Estou convencido de que esta é a igreja de Deus. Ela possui e ensina a verdade da Bíblia. Nela, o amor de Deus é a coisa mais importante.

Comecei a estudar os ensinamentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e percebi que todas as normas são baseadas na Bíblia. E as pessoas, apesar de imperfeitas, tentam viver como Jesus viveu. Elas usam a Bíblia como o guia de sua vida e se concentram em manter um relacionamento íntimo com Jesus. Aqui, encontrei Deus e Ele me transformou. Desde que me tornei adventista, Deus me tornou uma pessoa melhor e bondosa. Descobri que, mesmo que as pessoas sejam diferentes, elas podem ficar unidas em amor e paz. Agradeço a Deus por me ajudar a encontrar a Sua verdadeira igreja, o amor e a paz que procurei por tanto tempo.

Desejo que a Igreja Adventista na Turquia cresça, a partir dos poucos membros que temos hoje, até ser uma igreja forte e próspera. Para isso, será necessário muito trabalho, muita oração e muito dinheiro. Parte das ofertas do décimo terceiro sábado ajudará a espalhar a mensagem na Turquia. Então, você, querido irmão, pode participar da implantação, nutrição e crescimento da igreja deste enorme país desconhecido para você, ao entregar suas ofertas missionárias.


Manaus
Porto Velho
Belém
Santarém
Fortaleza
Recife
Salvador
Vitória
18:10
18:22
18:22
17:46
17:42
17:26
17:41
17:49
Cuiabá
Brasília
Campo Grande
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Porto Alegre
17:53
18:17
17:45
18:01
18:01
18:13
18:25
18:32