INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 2

Livre do frio

Tsolmontuya Nergui

(Peça a uma jovem para apresentar esse relato na primeira pessoa)

Meu nome é Tsoogi. Sou estudante adventista de uma pequena cidade na Mongólia. Quando mudei para a capital, Ulaanbaatar, para estudar na universidade, não queria morar em uma república para estudantes onde a influência de não-cristãos é forte. Por isso, procurei um quarto para alugar. Mas, descobri que mesmo para um quarto pequeno, o aluguel era alto. Não sabia o que fazer.

Contei ao pastor que estava procurando um lugar barato para morar enquanto estudava. Ele me ofereceu uma pequena cabana próxima à igreja até encontrar algo melhor. Ele me alertou de que o lugar era bem frio na época do inverno, mas disse que eu poderia ficar sem pagar aluguel. Aceitei sua oferta na esperança de encontrar algo melhor antes que o inverno rigoroso chegasse.

Certo dia, encontrei duas garotas adventistas da minha cidade natal procurando lugar para morar, e eu as convidei para morar comigo na pequena cabana. No começo estávamos bem. Tínhamos eletricidade e um pequeno fogão para aquecer o ambiente e preparar o alimento. E o melhor de tudo, sem pagar nada.

Preocupações de inverno

Mas, quando o inverno chegou, gastamos muito comprando lenha ou carvão para aquecer o quarto. Acendíamos a lareira todas as noites, mas o fogo acabava antes de amanhecer e acordávamos quase congeladas. A temperatura na Mongólia chega a 40° negativos no inverno! Dormíamos com roupas bem quentes, mas mesmo assim era difícil levantar quando estava tão frio.

Economizando bastante, podíamos comprar lenha ou carvão para nos aquecer. Os membros da igreja freqüentemente nos traziam um pouco de alimento, lenha ou carvão. Como ficávamos agradecidas! E também éramos agradecidas por estarmos juntas, compartilhando o pouco que tínhamos umas com as outras. Mas, continuávamos orando por um local mais quentinho para morar!

Orando por algo melhor

Certo dia, alguém sugeriu que escrevêssemos para o evangelista que nos tinha batizado. Talvez ele pudesse nos ajudar. Escrevemos para ele, contando a situação. Um dia, um líder da igreja veio até nossa porta. Encontrou-nos usando casacos e enroladas em cobertores. Ele nos trouxe mantimentos e boas notícias. O evangelista nos ajudaria a pagar o aluguel de um pequeno apartamento.

Começamos a procurar um local adequado para três pessoas, mas todos que encontramos eram muito caros ou não eram convenientes para chegarmos à nossa universidade. O evangelista sugeriu que procurássemos um apartamento ao invés de um quarto pequeno. Ficamos entusiasmadas!

Encontramos um apartamento de dois cômodos próximo à faculdade. Era grande e mobiliado. Parecia perfeito, e com a ajuda do evangelista poderíamos pagar o aluguel. Alegremente, mudamos na época do Natal.

Finalmente estávamos protegidas do frio! Podíamos dormir de pijamas, ao invés de casacos! E o melhor de tudo, estávamos juntas, compartilhando nossa fé e orando unidas sem temer que seríamos incomodadas por colegas ou proprietários não cristãos.

Deus tem constantemente respondido nossas orações de várias maneiras. Durante os meses de dificuldade estávamos totalmente dependentes de Deus para suprir nossas necessidades e nossa fé se fortaleceu. Depois Ele nos abençoou com um lugar agradável para viver enquanto nos preparávamos para servi-Lo.

Bênçãos abundantes

Meus pais não eram cristãos, mas quando perceberam o quanto Deus nos abençoou e como os membros da igreja nos ajudaram, deixaram de afirmar que adorar a Deus é perda de tempo. Algumas pessoas de nossa cidade souberam como Deus respondeu nossas orações e estão ansiosas para ouvir mais sobre Ele.

A maior dificuldade para a maioria dos universitários é encontrar um lugar para morar enquanto estudam. Os quartos e apartamentos são caros e é difícil para os cristãos viverem nas repúblicas universitárias com tantos que podem destruir a fé.

Por isso fiquei muito feliz quando soube que nossa igreja planeja construir um residencial para os jovens adventistas que se mudam para a cidade com o objetivo de estudar. Esse residencial nos proporcionará um lugar para morar e para adorar a Deus juntos enquanto estudamos. A igreja oferecerá seminários que nos ajudarão no fortalecimento da fé enquanto nos preparamos para o trabalho de Deus. Agradecemos muito a todos, ao ajudarem os jovens da Mongólia através da oferta do décimo terceiro sábado deste trimestre.

Tsolmontuya Nergui continua seus estudos em Ulaanbaatar, Mongólia.

Notícias missionárias.

A igreja na Mongólia é jovem. O primeiro batismo ocorreu há pouco mais de 15 anos. O campo é servido por dois pastores e cerca de 40 voluntários. Eles se reúnem em casas e salões alugados, bem como em alguns prédios próprios dedicados como igrejas.

Os jovens deixam suas vilas para estudar em universidades na capital. Mas as acomodações são caras e difíceis de encontrar. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará na construção de um residencial para alguns dos 250 estudantes adventistas.

O residencial oferecerá treinamento em liderança além de moradia para a próxima geração de líderes da igreja ainda jovem na Mongólia.


Manaus
Porto Velho
Belém
Santarém
Fortaleza
Recife
Salvador
Vitória
17:52
18:06
18:03
17:28
17:24
17:10
17:28
17:40
Cuiabá
Brasília
Campo Grande
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
São Paulo
Curitiba
Porto Alegre
17:43
18:06
17:37
17:52
17:53
18:08
18:19
18:30