INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 11

Caranguejo e convicção

Geronimo Femera
Uma simples conversa no mercado se transformou em um estudo bíblico. Pouco tempo depois, Geronimo e sua família descobriram verdades antes desconhecidas.

Geronimo mora com a família em uma ilha no extremo sul das Filipinas, e todos nesse lugar comem muitos frutos do mar. O caranguejo está entre os alimentos mais populares. A mãe de Gerônimo gostava muito desse alimento. Pode-se dizer que seu gosto por caranguejos a ajudou a encontrar a Igreja Adventista.

O homem no mercado

Certo dia, enquanto a mãe estava no mercado comprando caranguejos para o jantar, ela encontrou um homem com quem começou a conversar. O jovem mencionou que o que comemos determina quão boa é nossa saúde. Ela olhou para sacola que o jovem levava e percebeu que continha muitas frutas e verduras, e não havia nenhum caranguejo nem frutos do mar. Ela perguntou qual era o alimento preferido dele.

Jun, o jovem, disse que gostava muito de frutas e verduras.

– Mas você não come peixe nem outro fruto do mar? – A mãe insistiu. – Qual é seu prato favorito.

O jovem disse que não comia carne nem frutos do mar.

– Mas todos na ilha comem frutos do mar – ela disse, surpresa.

Jun gentilmente explicou que Deus disse que os moluscos e a carne de porco, entre outros alimentos, eram impuros. Ela ficou intrigada.

– A Bíblia realmente fala sobre os caranguejos? – Ela perguntou.

Jun se ofereceu para visitá-la em sua casa a fim de conversarem mais sobre o assunto. Ela ficou tão ­curiosa que aceitou.

Acontece que Jun era um missionário na Fa­culdade de Mountain View, uma instituição educacional adventista do sul das Filipinas. Cautelosamente, ele explicou que Deus havia instruído que alguns alimentos eram apropriados para comer, outros, não.

– Se desejamos ter corpo saudável, devemos seguir as instruções de Deus – Jun disse.

A mãe concordou e percebeu que fazia sentido o que Jun falava. Ela o convidou para voltar e estudar a Bíblia com a família a cada semana. Quando ele foi à casa, Geronimo estava ansioso para saber mais sobre ele e sua igreja. Ele nunca ouvira falar sobre os adventistas do sétimo dia.

Descobrindo mais verdades

Geronimo cursava o ensino médio quando conheceu Jun, e estava bastante ­curioso sobre religião. Quando a mãe precisou viajar até outra ilha para encontrar trabalho, ele e a irmã haviam morado com um pastor protestante. Quando ela voltou para buscá-los, eles moravam com um professor de religião. Ele não era cristão, mas isso não importava. Geronimo gostava de ouvi-lo e aprender coisas com ele. Na época, ele desejou seguir a religião do professor, mas sabia que a mãe não permitiria. Ela era membro fervoroso em uma igreja cristã, e eles iam à igreja todos os domingos.

Mas quando Jun começou a visitá-los, começou a falar coisas de que ele nunca tinha ouvido falar em qualquer outra igreja ou religião. Ele percebeu que Jun realmente conhecia a Bíblia, pois lia vários textos bíblicos durante a exposição dos temas.

Jun continuou visitando a família e logo a convidou para visitar sua igreja. Esta era totalmente diferente da igreja que frequentavam aos domingos, mas foram recepcionados com bondade e companheirismo. Eles começaram a participar dos cultos todas as semanas.

Jun percebeu que todos estavam interessados em estudar a Bíblia e os convidou para visitar outras famílias que estavam estudando a Bíblia. Aceitaram o convite e ouviram atentamente os conceitos bíblicos que ele ensinava vez após outra. Aprenderam a encontrar textos bíblicos importantes e, em pouco tempo, estavam auxiliando Jun nos estudos bíblicos.

Após dois anos, Geronimo, a mãe e a irmã foram batizados, juntamente com várias pessoas das famílias com quem haviam estudado a Bíblia. Era emocionante ver como Deus os tinha usado para levar outros a Jesus!

A provação

Pouco tempo depois de serem batizados, a mãe de Geronimo foi despedida de seu emprego de professora em um jardim da infância, porque não mais fazia parte da denominação que patrocinava a escola. Ela conseguiu outro emprego em um jardim da infância parti­cular. Geronimo terminou o ensino médio e estava se preparando para ­cursar enfermagem.

Certo dia, a mãe teve um derrame e perdeu a visão. Geronimo tentou convencê-la a desistir de lecionar, pois não conseguia imaginar como poderia dar aula se estava cega. Mas ela foi persistente e encontrou um trabalho no jardim da infância adventista. A despeito da sua deficiência, ela continua lecionando.

Geronimo diz:

– Estou impressionado ao ver como Deus enviou Jun até minha mãe no mercado de caranguejos, a fim de nos mostrar a grande verdade que não conhecíamos. Hoje, Deus está nos conduzindo a pessoas que necessitam conhecer Suas maravilhosas verdades. Em qualquer lugar que formos, pedimos que Deus nos dê oportunidade de falar sobre Ele àqueles que O estão pro­curando. Esse é o espírito missionário.

Zamboanga  é uma grande cidade localizada no lado sudoeste da ilha de Mindanao, nas Filipinas (localize no mapa).

A maioria dos muçulmanos Filipinos vive em Mindanao, a grande ilha em que está localizada Zamboanga, e nas ilhas no Mar Sulu, ao sul. Enquanto a maioria das pessoas é amigável e pacífica, algumas guerras e lutas acontecem entre os muçulmanos e o governo, especialmente nas ilhas menores.