INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 11
Fazendo escolhas sábias |
Julius Ndano
Julius vive no sul da Zâmbia. Ele cresceu em uma família que não tinha raízes religiosas. Quando estava com 14 anos, alguns amigos o convidaram para fazer parte da turma, e ele aceitou. Ele não entendia o perigo do uso do álcool e das drogas. Em pouco tempo, ele se tornou viciado e se uniu aos amigos em outras atividades que ofereciam a emoção do perigo.
Tumultos
Houve um tumulto na cidade, e Julius e seus amigos decidiram tomar parte. Para aumentar a coragem, os jovens fumaram maconha e beberam cerveja. Quando chegaram à cena do tumulto a polícia estava lá, tentando acabar com a desordem.
Julius acompanhou os amigos até uma casa, onde eles roubaram coisas de valor, e fugiram em seguida. Eles viram um policial adiante e tentaram escapar, mas o policial ordenou que parassem. Um dos garotos o atacou e, no conflito que se seguiu, balas começaram a voar. De repente, Julius sentiu uma picada no pescoço, e o sangue escorreu em sua camiseta. Ele tinha sido atingido. Outro garoto caiu no chão, atingido no estômago e morreu na rua.
Repentinamente, os garotos não mais eram bravos guerreiros, mas adolescentes amedrontados. Eles ajudaram Julius e trataram seu ferimento. Não foi um ferimento grave, e Julius percebeu que teve muita sorte de estar vivo.
Um tipo diferente de amigo
Naquela tarde, Alex, amigo de Julius, o visitou. A notícia do tiro tinha chegado até ele . Julius precisava mudar de vida. Alex o convidou para ir à igreja com ele. Com relutância, Julius aceitou, mas com uma condição.
– Não quero ouvir nada sobre Deus – disse.
Alex era diferente da maioria dos garotos, e Julius sabia. Quando Julius e seus amigos o importunavam sobre seu cristianismo, ele não ficava irritado. Na verdade, desejava fazer amizade com Julius.
Na noite após o tiroteio, Julius teve um sonho. Ele via um homem parecido com Jesus sentado em um trono e julgando as pessoas. Julius observava enquanto Jesus enviava as pessoas para o Paraíso ou para o inferno . Ficou imaginando para onde ele seria enviado. Mas, quando Jesus olhou para ele, não disse nada. Simplesmente saiu do quarto, deixando-o sozinho.
Julius acordou num sobressalto, certo de que Deus estava falando com ele através do sonho. Mas não sabia exatamente o que.
Lutando para permanecer fiel
Na manhã seguinte, Julius recebeu a visita de um de seus amigos. Ele ofereceu maconha e, em pouco tempo, os dois garotos estavam sob o efeito da droga . Julius esqueceu o sonho.
Na noite seguinte, ele teve outro sonho. Dessa vez, três anjos que levavam livros pretos se aproximaram e falaram com ele sobre Jesus e o Céu. Dessa vez, ele acordou sabendo que Deus o estava chamando. Ele se vestiu, procurou os amigos e disse:
– Entreg uei minha vida a Jesus. Vou parar de beber e de fumar.
Os amigos não acreditaram e até zombaram dele, mas ele estava decidido a mudar. Ele pensou em seu amigo morto e em Alex, que o havia convidado para ir à igreja na quarta-feira e estudar a Bíblia. Julius deixou seus amigos e se preparou para ir à igreja.
Na igreja, Julius encontrou vários grupos de pessoas estudando a Bíblia. Ele sentou-se próximo a um dos professores e ouviu várias coisas que não tinha ouvido antes. Em pouco tempo, ele compreendeu que aquela igreja ensinava a verdade. Ele contou a Alex que pretendia frequentar a igreja no sábado.
Com os estudos da Escola Sabatina e o culto, ele percebeu que precisava aprender muitas coisas. Perguntou a seu amigo o que precisava para se tornar adventista do sétimo dia. Alex apresentou-o ao pastor, e Julius começou a tomar parte na classe batismal. Alex também o convidou para estudar a Bíblia com ele. Os dois iam a um local tranqu ilo, fora da cidade para estudar. Os amigos o viram e o convidaram para beber cerveja e fumar maconha, mas ele não aceitou.
– Não vou desistir – ele disse.
Eles sorriram e o deixaram sozinho com Alex.
Luta e vitória
Julius descobriu que não era fácil abandonar as drogas e o álcool. Ele lutava contra as paixões e Alex o apoiava, estudando a Bíblia e orando com ele pedindo a vitória.
– Alex me ajudou a olhar só para Deus e desviar a atenção das drogas e do álcool – diz. – E Deus me libertou.
Finalmente, Julius obteve vitória sobre seus vícios e estava pronto para ser batizado.
Assim como Deus usou Alex para conduzir Julius a Jesus, hoje ele partilha sua fé com os amigos. Embora alguns continuem procurando diversão, dois dos seus amigos foram batizados.
– Isto é missão – Julius diz com um sorriso.
As ofertas missionárias ajudarão no treinamento de jovens e adultos que partilham sua fé com amigos e vizinhos. Obrigado por suas doações.
Notícias missionárias Muitas pessoas ouvem do amor de Deus através de algum conhecido, um parente ou um vizinho. Quando alguém percebe o amor de Deus brilhando na vida de outra pessoa, torna-se disposto a estudar a Bíblia com ela ou a frequentar reuniões evangelísticas. Quando as pessoas ve em o amor de Deus em nossa vida, talvez possam querer saber o que nos torna felizes. Ao falar que a diferença é Jesus, uma porta é aberta para contar sobre o plano de Deus para a salvação delas. |