INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 8
A nova escola de Marlene |
Marlene Ingwe
Marlene é uma adolescente que vive em Zâmbia (localize no mapa). Ela é a mais nova da família. Algumas vezes, a família frequentava uma igreja protestante, mas religião não era a coisa mais importante na vida deles.
A nova escola de Marlene
Quando Marlene completou dez anos de idade, os pais decidiram matriculá-la na Escola Adventista da cidade, pois acreditavam que ali ela teria uma educação de boa qualidade. Os primos frequentavam essa escola e ela ficou feliz por estarem juntos.
Marlene ficou surpresa com as diferenças que encontrou entre a escola anterior e a Escola Adventista. Em sua nova escola havia cultos todos os dias e todos tinham aulas de religião. Os professores oravam com os estudantes e mostravam que se importavam com o que acontecia na vida dos alunos.
Marlene gostava muito de sua nova escola e sempre contava à família o que estava aprendendo ali. A mãe ouvia com interesse, mas o pai escolhia fazer outras coisas quando Marlene falava sobre o que estava aprendendo da Bíblia. Ela pediu à mãe uma Bíblia para poder ler sozinha. Quando a Bíblia chegou, começou a lê-la imediatamente. Ela não entendia tudo, mas amava a Palavra de Deus.
Reuniões evangelísticas
Certo dia, a professora contou aos alunos que a igreja, ao lado da escola, realizaria reuniões especiais. Ela incentivou os alunos a convidar a família. Marlene ficou ansiosa para assistir e para contar aos pais. Eles não foram, mas permitiram que ela fosse com os irmãos. Marlene sentiu-se honrada, pois não é comum a irmã caçula influenciar os irmãos mais velhos. Os irmãos de Marlene tinham ouvido quando ela conta va à família o que tinha aprendido na escola e quiseram aprender mais.
Marlene e os irmãos foram às reuniões sempre que puderam. Perto do fim das reuniões, o pastor declarou que os que desejassem seguir Jesus deviam preenche r uma ficha. Marlene pegou uma e viu que seus irmãos também pegaram. Ela ficou empolgada, pois seus irmãos estavam seguindo seu exemplo! Eles estudaram a Bíblia e foram batizados juntos.
Vários dias depois do batismo, o pai chamou a família e disse que ele era o líder da casa e, por isso, havia decidido que eles não mais poderiam frequentar a Igreja Adventista. As crianças ficaram tristes, mas Marlene ficou muito mais.
A caçula teimosa
– A palavra do papai era lei – Marlene diz, – por isso, meus irmãos deixaram de frequentar a Igreja Adventista. Mas eu não quis desistir. Sabia que tinha encontrado algo especial e desejava seguir a Deus.
Marlene continuou frequentando a igreja aos sábados, embora o pai a obrigasse a ir também aos domingos. Ela ia para agradá-lo, mas seu coração não estava ali. Depois de um tempo, a mãe convenceu o pai a permitir que ela frequentasse a igreja no sábado. Marlene ficou muito feliz!
Quando chegou ao ensino médio, Marlene disse aos pais que gostaria de estudar na Escola Rusango, um internato adventista que ficava a algumas horas de sua casa. Eles permitiram.
– Participei de um grupo de oração e pedi que todos orassem pela minha família. Desejava que meus pais entregassem o coração a Deus.
Alcançando a família para Cristo
Quando Marlene foi para casa passar o feriado, incentivou a família a fazer o culto vespertino. Todos concordaram, e Marlene dirigiu um estudo sobre os Dez Mandamentos.
Quando estudaram o quarto mandamento, a mãe ficou surpresa ao ler sobre o dia de guarda. Ela nunca tinha ouvido falar sobre esse mandamento. Entretanto, o pai não se sentiu influenciado. Ele insistiu que o dia de adoração não era importante; qualquer dia serve.
Marlene continuou orando pela família. No ano passado, enquanto ela estava na escola, a igreja da cidade em que seus pais moravam organizou uma série evangelística. Marlene ficou muito feliz ao saber que todos, inclusive o pai, estavam frequentando as reuniões.
Seu pai se converteu e foi batizado . A mãe continua se preparando para o batismo. Agora, toda a família adora a Deus unida.
– Agradeço a Deus por meus pais terem me enviado à escola adventista. Ali aprendi a verdade – Marlene diz. – Agradeço a Deus por responder minhas orações e unir minha família em Jesus. Hoje, quando vou para casa de férias, alguém me acorda no sábado dizendo: “Acorde, é hora da Escola Sabatina!” Eu dou um sorriso. Que alegria!
Apelo
Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará na construção da Universidade Adventista de Zâmbia, recentemente estabelecida, junto à escola de ensino médio em que Marlene estuda. Seu projeto especial é uma biblioteca que abrigará 42 mil livros. Peça que Deus oriente você sobre a melhor maneira de apoiar a educação cristã em Zâmbia.
Mais da metade da população de Zâmbia é constituída de agricultores. A maioria trabalha com agricultura de subsistência. Plantam alimento para consumo da família e vendem o que sobra. Enquanto 80 por cento das crianças estão matriculadas na escola de ensino fundamental, somente 25 terminam o ensino médio. Muitos adultos não sabem ler nem escrever. A Igreja Adventista tem poucas escolas de ensino fundamental e médio . Portanto, é difícil acomodar todos os que desejam estudar. |