INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 8
O rebelde |
Marcos é um rapaz equatoriano. Ele cresceu em uma família muito conservadora e acreditava que os adventistas fossem mundanos. Eles também acreditavam que os 144 mil fossem um número literal e que deviam seguir leis estritas de saúde e vestuário para ser salvos.
Sua família era fervorosa em suas crenças, inclusive Marcos. Aos quinze anos, decidiu “resgatar” os adventistas de seu caminho errado. Em um ano convenceu 10 adventistas do sétimo dia a se converter para sua religião e tinha certeza de que estava fazendo a vontade de Deus.
Estudo profundo
Marcos desejava estudar a Bíblia mais profundamente, mas como não havia nenhum seminário, decidiu estudar por conta própria. Entretanto, ao estudar as Escrituras e o Espírito de Profecia, descobriu coisas que o perturbaram.
Ele leu Atos 2:21, que diz: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Com certeza, mais de 144 mil pessoas clamam o nome do Senhor, pensou. Como poderão ser todos salvos? Lembrou-se da passagem que João disse em Apocalipse: “E eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar,” (Ap 7:9). Com certeza, isso é mais que 144 mil pessoas, pensou. Perplexo, pediu ao seu pastor, e ao mais importante líder de sua igreja, que explicassem essa aparente contradição. Mas suas respostas o desapontaram.
Ele fez outras perguntas, mas novamente não foram respondidas satisfatoriamente.
– Você está pensando como os adventistas – o presidente disse.
Momento decisivo
Os membros de sua igreja começaram a chamá-lo de “apóstata”. Alguns diziam que ele poderia se perder para sempre se não mudasse de ideia. Ele amava sua igreja e os membros, mas em seu coração sabia que precisava seguir o que a Bíblia ensina.
Embora acreditasse que os adventistas do sétimo dia eram desonestos e políticos, ele precisava conhecer a verdade. Decidiu, então, visitar a Missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia e pedir para conversar com o presidente. Contou sobre sua igreja e fez as mesmas perguntas que fizera ao pastor e ao presidente de sua igreja.
O pastor tomou tempo para responder. Não foi defensivo, mas abriu a Bíblia e leu. Em seguida, explicou gentilmente que os adventistas seguem a Bíblia e acreditam que Ellen White é uma profetiza inspirada. E o mais importante, o pastor acrescentou que a salvação é concedida pela graça e sacrifício de Jesus, não por nossas obras. O pastor deu a Marcos um livro que explica as crenças dos adventistas e o incentivou a estudá-lo.
Unindo-se ao inimigo
Marcos voltou para casa e orou pedindo orientação ao começar a leitura. Pensou longa e profundamente sobre o que estava lendo. Foi quando percebeu o que precisava fazer. Se desejasse seguir unicamente o que a Bíblia ensina, precisava unir-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia, a igreja que considerava inimiga.
Seus pais ficaram profundamente desapontados com sua decisão, mas precisava seguir o que Deus lhe mostrava. No sábado seguinte, ele foi à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ali, ele se alegrou na liberdade que estava recebendo por seguir a Jesus. Em pouco tempo, pediu o batismo. Sua mãe foi à cerimônia do batismo, mas enquanto a congregação estava feliz, ela chorava.
Marcos desejava estudar mais profundamente as crenças que amava. O pastor sugeriu que fosse estudar no novo Seminário Adventista de Teologia do Equador. Em pouco tempo ele começou os estudos.
Resgatando os “resgatados”
Certo sábado, Marcos pregou em uma igreja adventista vizinha ao campus. Depois do culto, um homem perguntou se ele era o mesmo Marcos membro de uma determinada religião. Ele concordou.
– Você me influenciou a deixar a igreja adventista – disse – mas agora voltei. Esta é a igreja certa.
Marcos contou àquele homem que fazia pouco tempo que tinha descoberto, por si mesmo, as preciosas verdades de Deus, e que concordava com ele. Seus comentários fizeram com que sentisse o desejo de encontrar as outras pessoas que ele tinha convencido a participar de sua antiga denominação e contar-lhes que estivera errado.
Sua família continua desapontada com sua decisão de fazer parte da Igreja Adventista. Apesar disso, seu relacionamento familiar é bom. Ele ora para que Deus os conduza a amarem a verdade da salvação pela graça somente, como ele ama.
Os jovens adventistas no Equador precisam de nossa ajuda. O seminário adventista é parte da nova faculdade adventista que está sendo construída no campus do colégio adventista de ensino médio do Equador. Para se adequarem às exigências do governo, muitos prédios no campus precisam ser reformados. Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará nessas melhorias necessárias permitindo seu funcionamento. Somos agradecidos por sua ajuda, que dará aos jovens a oportunidade de estudar e se preparar para a obra de Deus no Equador.
Notícias missionárias Pouco mais de 71 mil habitantes do Equador são adventistas do sétimo dia, ou seja, um adventista para cada 190 pessoas. No passado, quando os jovens desejavam receber uma educação que os preparasse para servir a Deus e à igreja, precisavam sair do país. Recentemente, o governo concedeu à igreja autorização para expandir a escola de ensino médio, para incluir classes de nível superior. A nova escola se chama Instituto Técnico Adventista do Equador. Já existe uma turma que se prepara para exercer o ministério. |

Manaus |
Porto
Velho |
Belém |
Santarém |
Fortaleza |
Recife |
Salvador |
Vitória |
18:04 |
18:12 |
18:18 |
17:41 |
17:36 |
17:16 |
17:28 |
17:29 |
Cuiabá |
Brasília |
Campo
Grande |
Belo
Horizonte |
Rio de
Janeiro |
São
Paulo |
Curitiba |
Porto
Alegre |
17:36 |
18:02 |
17:25 |
17:42 |
17:39 |
17:52 |
18:00 |
18:02 |